LABORATÓRIO NATURAL DE VOCAÇÃO AGRÍCOLA

O Colégio F3 disponibiliza um Laboratório Natural de Vocação Agrícola através de protocolos estabelecidos com a “Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste (AIHO)” e a “Associação dos Produtores Agrícolas da Sobrena (APAS)” para colaboração e facilitação no acesso a infraestruturas agrícolas, selecionadas de acordo com a natureza da atividade específica que venha a ser implementada. Sempre que relevante, poderá incluir módulos de outros Laboratórios Naturais (ex: a vinha da Tapada da Ajuda).

Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste (AIHO)

http://www.aiho.pt

Área geográfica de influência:Reúne produtores, cooperativas, associações e empresas de toda a região Oeste.

Culturas:Produtos hortícolas, em toda a cadeia de valor, desde a produção de plantas em viveiro até à plantação, colheita, conservação e entrada nos mercados. Inclui culturas protegidas.

Associação dos Produtores Agrícolas da Sobrena (APAS)

http://www.apas.com.pt/

Área geográfica de influência: Área abrangida pela Direção Regional de Agricultra e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo (DRAPLVT) e DRAP’s limítrofes.

Culturas: A ação incide principalmente em fruticultura, na cultura das pomóideas, prunóideas e vinha, mas tem capacidade para se expandir para outras áreas de produção agrícola e pecuária. Trata-se da primeira associação em Portugal a criar um serviço de apoio ao agricultor para a prática da Protecção Integrada e dispõe de uma estação meteorológica, um laboratório e de campos experimentais onde se testam métodos de monitorização de pragas e se realizam ensaios para aperfeiçoamento de práticas culturais.