2 de novembro de 2017

Alfaces na avenida. Estratégias para (bem) alimentar a cidade

COLÉGIO F3 EDITA LIVRO SOBRE ESTRATÉGIAS PARA O SISTEMA ALIMENTAR NAS CIDADES

Planear o sistema alimentar urbano é um desafio multidisciplinar e transdisciplinar. As cidades e suas áreas metropolitanas são lugares onde os processos agroalimentares locais, regionais e globais podem gerar sinergias, e onde as funções de produção, procura, distribuição, consumo e gestão de resíduos são necessariamente analisadas de modo sistémico. Garantir sistemas alimentares seguros, resilientes e inclusivos exige uma resposta multidisciplinar para colocar estas questões no centro do planeamento urbano e do território.

Neste contexto, a multidisciplinaridade existente na Universidade de Lisboa e a interdisciplinaridade que é oferecida pelo seu Colégio F3 permitiu que este dinamizasse um dos seus Grupos de Trabalho com o objetivo de desenvolver ferramentas para o planeamento, apoio à decisão, gestão e monitorização de Sistemas Alimentares Urbanos, entendidos como bacias alimentares e regiões funcionais, incrementando a capacidade de monitorização do seu desenvolvimento, e contribuindo para um ordenamento do território de longo prazo, em estreita coordenação com as políticas agroalimentares e de desenvolvimento urbano.

A questão da boa alimentação das cidades é um tema que consubstancia as características de relevância social, complexidade e transdisciplinaridade subjacentes à lógica da missão do Colégio F3. Nenhuma das Faculdades e Institutos é capaz de, isoladamente, produzir a solução, mas todas, em sinergia, reúnem um amplo conjunto de saberes que para ela decisivamente contribuem.

Organizado em quatro secções, “Cronologia para o planeamento alimentar da cidade”, “Sistemas alimentares amigos do ambiente”, “Riscos, segurança alimentar e segurança dos alimentos” e “Coesão social e desenvolvimento territorial”, o livro “Alfaces na avenida. Estratégias para (bem) alimentar a cidade”, que foi apresentado durante a 2.ª Conferência Anual do Colégio F3, é assim o resultado de um novo espírito, que valoriza as sinergias e complementaridades entre Faculdades e Institutos e que vem tornar possível um quadro novo de cogeração e translação de conhecimento, colocado ao dispor da ciência, dos decisores e da sociedade.

p